



Coisas que você deve saber quando for entrevistado para uma vaga de desenvolvimento.
Estava eu a pesquisar um forum de perguntas e respostas ontem, quando me deparei com uma pergunta sobre a "justiça ou injustiça" de algumas perguntas em uma entrevista que um candidato passou. Basicamente, foi perguntado ao candidato algumas coisas fora do seu campo de competência e este se sentiu enganado pelo entrevistador. Basicamente, ele era um recém-formado e provavelmente, não tenha muita experiência em entrevistas.
Em sua pergunta, ele mencionou que queria escrever a empresa; dizendo a eles sobre a injustiça das questoes apresentadas no formulario de perguntas. Felizmente a comunidade de programadores respondeu bem, lhe disseram que está não era a coisa certa a fazer, no entanto algumas poucas pessoas concordaram com ele.
Como ele pode não ser a unica pessoa a pensar desta maneira, decidi escrever algumas coisas (não tecnicas) que todo desenvolvedor deveria saber ao se candidadtar a um emprego.
Você não tem que responder a todas as perguntas
É um truque comum entre entrevistadores fazer uma pergunta que o candidato não é, ou não deveria, ser capaz de responder. Às vezes é algum tipo de chato de pergunta do tipo "MBA", como: "Por que os bueiros de ferro são redondos?", mas às vezes é apenas uma questão extremamente técnica que espera-se que você não seja capaz de responder.
O que os entrevistadores querem saber é como você lida com problemas quando não sabe a resposta, porque isso vai acontecer muito no ambiente de trabalho. Se você receber uma destas perguntas, trabalhe-as através de seu raciocinio lógico, digam-lhes como você acharia a resposta (perguntaria a um colega, a um especialista, no Google, algum forum mais específico, etc). Às vezes, eles podem querer que você adivinhe o quanto "de algo" existe em determinada região (ex: quantas academias em São Paulo). Eles querem saber como você é em estimar valores, porque você nem sempre tem tempo para buscar a informação e uma estimativa grosseira pode ser o suficiente. Eu particluarmente não gosto desse tipo de pergunta, mas você deve estar preparado para respondê-las assim mesmo.
Não importa qual seja a pergunta, basta responder com o melhor de seu conhecimento. Se a questão está fora de sua área de especialização (front-end, back-end, bancos de dados, algoritmos, foguetes de combustivel sólido, etc), talvez eles precisem de alguém capaz de trabalhar em vários campos, ou talvez eles estão apenas testando você. Apenas não reclame sobre isso ou você acabou de perder toda a chance de conseguir o emprego, eles preferem contratar alguém que vai tentar encontrar a solução ao invés de alguém que vai reclamar do problema.
A entrevista acontece em ambos sentidos
Se você é um candidato bem qualificado, provavelmente várias empresas estarão disputando umas com as outras por você. Muitas empresas logo sacam isso e oferecem ótimas condições de trabalho e muitos outros incentivos para tentar convencê-lo de que eles são o lugar onde você quer trabalhar; essas empresas tem os mais competentes e motivados desenvolvedores. No entanto, muitas outras não entendem isso e querem apenas preencher posições; essas empresas acabam como desenvolvedores desmotivados que apenas querem um salário.
Então, quando você está em uma entrevista, você deve perguntar-lhes sobre as condições de trabalho: que tipo de máquina irá trabalhar, com quais ferramentas (controle de fonte ou bug, tarefa de monitoramento, comunicações, etc), se há um dress-code, se vai trabalhar em um cubículo sozinho todos os dias ou se terá oportunidade de conversar com colegas de trabalho...
Eles precisam dar um bom ambiente de trabalho para que você possa fazer o seu melhor trabalho. Você vai estar lá pela metade do seu dia, 5 dias por semana por um longo tempo, e é melhor você ter certeza que vai gostar do tempo vai passar lá.
Nunca fale primeiro sobre o salário
Essa é meio óbvio, mas nunca mencione o salário primeiro, mesmo se eles ainda não mencionaram valores ou quando eles perguntarem se voce tem alguma dúvida.
Utilize as perguntas para perguntar sobre o ambiente de trabalho ou o que um dia típico de trabalho seria. Perguntar sobre o saláro significa uma coisa para eles: você está lá pelo dinheiro, não porque você ama o seu trabalho.
Além disso, quando eles fizerem a pergunta sobre quanto dinheiro você quer, dê-lhes um intervalo ou uma base (ex: eu ganhava X no meu trabalho anterior, por isso espero pelo menos X ou, andei pesquisando e pessoas com o mesmo cargo/experiência ganham entre X e Y, então eu esperaria algo nessa faixa). Deixá-os chegar a um número.
A prática leva à perfeição
Como a maioria (ou todas) as coisas, praticar ajuda você a ficar melhor. Se você não está confiante em suas habilidades em uma entrevista, marque algumas entrevistas com empresas que não lhe interessam muito. Você não terá tanta pressão para ter o trabalho e isso vai ajudar a aumentar a sua confiança.
Thats all folks, boa sorte!
![]() |
| "I'm not gay" (Disse Ele no fim do jogo[Tradução para português: Eu não sou Homossexual]) |